O filme “A voz do Coração” é uma verdadeira aula de amizade, esperança e inspiração, retrata o cotidiano de uma sala de aula e nos leva a refletir sobre a prática, a realidade do aluno, e no real papel do educador na sociedade moderna. Atualmente, muitos de nós, convivemos com alunos rebeldes, professores desestimulados, crianças desordeiras, carentes, entre outras, e igual àquele professor, artista, precisamos implantar novas estratégias de aprendizado, romper barreiras, transformar a cada dia a vida dos alunos, sua relação com o professor, com a escola, enfim, com a sociedade em que vive.É preciso acreditar no potencial das crianças, por mais difíceis que sejam. Todas merecem compreensão e oportunidades, e como educadores, devemos ser incentivadores constantes em sala de aula, buscando sempre aplicar a interdisciplinaridade como complemento em todas as ciências e como podemos aplicá-la na realidade musical.O educador deve usar a música para ensinar, e nunca para atormentar; e, repensar numa maneira de ensinar com coerência e produtividade.
Pessoas da escola. Como assessor ou membro da equipe, o Psicopedagogo ouve e discute os assuntos da escola, propõe mudanças, elabora propostas educativas, faz mediação entre os diferentes grupos envolvidos na relação ensino-aprendizagem (alunos, professores, famílias, funcionários), aprimora e cria metodologias e estratégias que garantem melhor aprendizagem; colabora na formação dos professores, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos sobre o aluno, metodologias e estratégias de ensino adequadas; trabalha com grupos específicos dentro da escola.
O fundamento da Psicopedagogia é o estudo e atuação junto ao sujeito em processo de aprendizagem. É uma atividade ampla e complexa, que exige do psicopedagogo conhecimento interdisciplinar que o torna capaz de atuar na compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento integral do sujeito, contribuindo para que cada um, a partir de sua originalidade, aprenda a ser, a conhecer, a fazer e a conviver. A profissão é reconhecida pela sociedade brasileira e se fortalece com o desafio de aperfeiçoar seu trabalho e de ampliar seu atendimento, abrindo as portas a todas as crianças.
A Psicopedagogia é mais uma área de pesquisa, surge da necessidade de compreender melhor os mecanismos de aprendizagem humana. Interpõem-se por um caráter Interdisciplinar; busca seus conhecimentos em diversas áreas.
Seu enfoque está voltado aos fundamentos da aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem. Utiliza-se de recursos preventivos, diagnósticos e processos corretores, expandem para uma compreensão mais ampla da natureza humana.
O curso propõe abordagem epistemológica bio-psico-sócio-histórico-cultural, as teorias e práticas baseadas, alicerçadas nestes princípios têm maior probabilidade de atingir os objetivos com eficácia.
.
.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Fundamentos da Psicopedagogia- Ética e Cidadania na Educação Psicopedagógica- Psicologia do Desenvolvimento- Metodologia da Pesquisa- Psicanálise e Educação- Fundamentos da Aprendizagem- Teorias Existenciais Humanistas no Contexto da Aprendizagem- Dinâmicas Psicopedagógicas entre relações Familiares e Escola- Fracasso Escolar- Fundamentos Neuropsicológicos na Psicopedagogia- Psicolingüística e Aprendizagem- Processo de Desenvolvimento na Leitura e na Escrita- Psicopedagogia Institucional: Estágio Supervisionado- Fundamentos da Construção e Raciocínio Lógico – Matemático- Fonoaudiologia na Aprendizagem- Paradigmas Emergentes na Educação- Psicopedagogia Empresarial: Aptidões Emocionais e Habilidades Empresariais- Educação em Valores Humanos- Educação de Jovens e Adultos: elementos para uma proposta psicopedagógica- Aprendizagens dos Portadores de Necessidades Especiais em Psicopedagogia- Cultura da Paz (Prevenção Abuso de Drogas)- Psicopedagogia: Desenvolvimento Interpessoal e Intrapessoal- Psicologia Social: Contribuição Psicopedagógica- Serviço Social no Contexto Psicopedagógico- Psicodrama-Ensino-Aprendizagem- Contribuição dos Jogos na Aprendizagem- Arte e Educação na Psicopedagogia- Psicomotricidade e Aprendizagem- Didática do Ensino Superior- Metodologia do Ensino Superior- Psicopedagogia na Visão da Epistemologia Convergente-Avaliação e Intervenção Psicopedagógica: Estágio Supervisionado
CARGA HORÁRIA
660 horas/aula.
Pessoas da escola. Como assessor ou membro da equipe, o Psicopedagogo ouve e discute os assuntos da escola, propõe mudanças, elabora propostas educativas, faz mediação entre os diferentes grupos envolvidos na relação ensino-aprendizagem (alunos, professores, famílias, funcionários), aprimora e cria metodologias e estratégias que garantem melhor aprendizagem; colabora na formação dos professores, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos sobre o aluno, metodologias e estratégias de ensino adequadas; trabalha com grupos específicos dentro da escola.
O fundamento da Psicopedagogia é o estudo e atuação junto ao sujeito em processo de aprendizagem. É uma atividade ampla e complexa, que exige do psicopedagogo conhecimento interdisciplinar que o torna capaz de atuar na compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento integral do sujeito, contribuindo para que cada um, a partir de sua originalidade, aprenda a ser, a conhecer, a fazer e a conviver. A profissão é reconhecida pela sociedade brasileira e se fortalece com o desafio de aperfeiçoar seu trabalho e de ampliar seu atendimento, abrindo as portas a todas as crianças.
A Psicopedagogia é mais uma área de pesquisa, surge da necessidade de compreender melhor os mecanismos de aprendizagem humana. Interpõem-se por um caráter Interdisciplinar; busca seus conhecimentos em diversas áreas.
Seu enfoque está voltado aos fundamentos da aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem. Utiliza-se de recursos preventivos, diagnósticos e processos corretores, expandem para uma compreensão mais ampla da natureza humana.
O curso propõe abordagem epistemológica bio-psico-sócio-histórico-cultural, as teorias e práticas baseadas, alicerçadas nestes princípios têm maior probabilidade de atingir os objetivos com eficácia.
.
.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Fundamentos da Psicopedagogia- Ética e Cidadania na Educação Psicopedagógica- Psicologia do Desenvolvimento- Metodologia da Pesquisa- Psicanálise e Educação- Fundamentos da Aprendizagem- Teorias Existenciais Humanistas no Contexto da Aprendizagem- Dinâmicas Psicopedagógicas entre relações Familiares e Escola- Fracasso Escolar- Fundamentos Neuropsicológicos na Psicopedagogia- Psicolingüística e Aprendizagem- Processo de Desenvolvimento na Leitura e na Escrita- Psicopedagogia Institucional: Estágio Supervisionado- Fundamentos da Construção e Raciocínio Lógico – Matemático- Fonoaudiologia na Aprendizagem- Paradigmas Emergentes na Educação- Psicopedagogia Empresarial: Aptidões Emocionais e Habilidades Empresariais- Educação em Valores Humanos- Educação de Jovens e Adultos: elementos para uma proposta psicopedagógica- Aprendizagens dos Portadores de Necessidades Especiais em Psicopedagogia- Cultura da Paz (Prevenção Abuso de Drogas)- Psicopedagogia: Desenvolvimento Interpessoal e Intrapessoal- Psicologia Social: Contribuição Psicopedagógica- Serviço Social no Contexto Psicopedagógico- Psicodrama-Ensino-Aprendizagem- Contribuição dos Jogos na Aprendizagem- Arte e Educação na Psicopedagogia- Psicomotricidade e Aprendizagem- Didática do Ensino Superior- Metodologia do Ensino Superior- Psicopedagogia na Visão da Epistemologia Convergente-Avaliação e Intervenção Psicopedagógica: Estágio Supervisionado
CARGA HORÁRIA
660 horas/aula.