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INTRODUÇÃO
. Conhecedora do baixo desempenho escolar dos alunos matriculados na escola básica apresentados nos exames de avaliação institucional, cuja situação não está sozinha, surgiu a curiosidade de conhecer como estaria a aceitação do especialista em psicopedagogia na Escola Pública tendo como referencial essa rede de ensino.
. Reconhecendo a importância desse profissional frente às dificuldades e problema de aprendizagem tinha-se as seguintes questões norteadoras da pesquisa: qual a situação atual dos psicopedagogos nas escolas municipais Quantos são? Quais suas atribuições? São reconhecidos como especialistas em psicopedagogia e aproveitados como tal, em outras funções que não a de professor, já que a maioria deles tem graduação em pedagogia ou licenciatura? Suas intervenções na escola estariam tendo resultados positivos plausíveis?

OBJETIVO
. Fazer um levantamento sobre a atuação do Psicopedagogo nas escolas do Município Saber se o avanço do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia oferecido era correspondido com a ampliação do mercado de trabalho para a incorporação e aceitação deste profissional qualificado, assim como o reconhecimento da importância de um trabalho Psicopedagogico voltado às necessidades dos educandos.

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO PROCEDIMENTO METODOLÓGICOS
. Tendo as questões norteadoras e realizado um estudo teórico sobre essas questões a pesquisa se prosseguiu complementa da com entrevistas realizadas com profissionais da área psicopedagógica Institucional. Realizou-se também investigação documental a fim de se obter conhecimentos acerca do histórico do curso de
Psicopedagogia. e coletar informações na Secretaria de Educação do Município
. É digno que se registre aqui que a pesquisadora obteve a atenção necessária tendo os funcionários colaborados, da melhor forma possível, repassando as informações solicitadas. No entanto, foi observado que esta Secretaria no momento
da pesquisa não tinha banco de dados que informasse exatamente sobre a situação dos pós-graduados. Quantos são? Como estão distribuídos nas escolas?

1-A PSICOPEDAGOGIA E A QUESTÃO DA
APRENDIZAGEM
. A Psicopedagogia, área do conhecimento interdisciplinar, tem como o objetivo de estudo a aprendizagem humana. E o psicopedagogo, potencializar as necessidades individuais, no decorrer do processo de aprendizagem. Conhecer os fundamentos da psicopedagogia implica em refletir sobre as suas origens teóricas, ou seja, revisar velhos
impasses conceptuais que subjazem na ação e na atuação da pedagogia e da psicologia no aprender do fenômeno educativo. (BOSSA, 2000). A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do
conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.
.O seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Focaliza as possibilidades de aprender, num sentido amplo, não só a escola, mas também à família e à comunidade.

2- CAMPO DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL
.Ainda falando dos fundamentos da psicopedagogia é de essencial importância relatar um pouco do campo de atuação do psicopedagogo institucional, principalmente por esta pesquisa em particular ter como objetivo o levantamento da atuação deste profissional numa determinada população: escolas municipais de conforme foi apresentado na introdução. Segundo BOSSA (2000, p. 29), o campo de atuação do psicopedagogo refere-se não só espaço físico onde se dá esse trabalho, mas especialmente ao espaço epistemológico que lhe cabe, ou seja, o lugar deste campo de atividade e o modo de abordar o seu objeto de estudo. A função do psicopedagogo institucional é de grande importância para a aprendizagem da criança e do adolescente, ele é mais um cooperador, que o questiona sempre como fazer e para que fazer, qual a função de tudo isso. No fundo o psicopedagogo vai auxiliar o professor a refletir sobre si e sobre a sua prática e como articulálas. O trabalho desse profissional se dá numa situação de relação entre pessoas. Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre educador e educando.

3-COMPREENDENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
. O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo de que os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. É considerável afirmar que a psicopedagogia tem se desenvolvido muito nos últimos anos e sua contribuição nos problemas de aprendizagem tem tido bons resultados, uma vez que ela está exclusivamente voltada para prevenção e intervenção nos diversos transtornos de aprendizagem. É conhecido de todos que atuam na área da educação, que o processo ensino e aprendizagem requerem uma responsabilidade muito grande de cada profissional, pois a educação é a base para que se alcancem todos os objetivos planejados.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
os cursos de especialização da foram criados para atender às necessidades de aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas com conteúdos programáticos atualizados e um corpo docente de alto nível, diz também que o processo seletivo acontece a partir da análise curricular e entrevista do candidato com o coordenador do curso.
O curso de pós-graduação, em nível lato sensu, em psicopedagogia, adverte que ser um bom profissional hoje no mundo globalizado e competitivo requer muita dedicação nos estudos e boas especializações, e a psicopedagogia, assim como outros cursos de especialização serve para contribuir ainda mais para o crescimento pessoal e profissional. Especialização em psicopedagogia, trabalha com as dificuldades de aprendizagem dos alunos e também por ser um curso novo que tem muito a contribuir com as crianças que apresentam diversos distúrbios. Na ótica dos especialistas da psicopedagogia a implantação deste curso foi muito importante e o desenvolvimento do curso no momento é muito bom, com uma metodologia motivadora e eficaz.
FALA DE ALGUNS DOS ENTREVISTADOS
PSICOPEDAGOGIA E FAMÍLIA
[...] a maior dificuldade é com a família, porque a família
não responde mais a sua parte, as crianças e os adolescentes não têm mais aquela cobrança de casa, eles também não têm mais respeito pelo educador, não têm interesse pela escola, em aprender, e além do mais o próprio sistema faz isso, porque eles têm consciência de que freqüentando a escola, eles estão aprovados [...].
PSICOPEDAGOGIA E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
[...] os problemas de aprendizagens são muitos; dislexia, concentração, hiperatividade, discalculia entre outros, e a gente percebe, e não pode ajudar, pois a nossa função na escola é ensinar, falamos nas reuniões para os coordenadores, e os colegas
que são psicopedagogos, nós estamos sempre trocando idéias, mais sabendo das nossas
limitações [...]
FALA DE ALGUNS ENTREVISTADOS: MERCADO DE TRABALHO
. [...] o mercado oferece condições, acho que um psicopedagogo é pouco para tantos alunos problemas que temos hoje nas escolas. Agora as autoridades não estão preocupadas em resolver estes problemas, pois se estivessem, investiriam nestes profissionais que estudam e qualificam-se para atuar no mercado [...].
. [...] eu acredito que hoje o poder público está vendo com outros olhos o quanto é fundamental o trabalho do psicopedagogo nas escolas municipais. Espero que a Secretaria de Educação possa agir rápido, se realmente queremos formar alunos comprometidos com a aprendizagem. Hoje os pais já sabem o que é um
psicopedagogo e o que ele faz, sabem também da importância do mesmo na escola onde seus filhos estudam
FALA DE PROFESSOR ENTREVISTADO:PREOCUPAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA
[...] a minha maior preocupação é; que eu vejo os problemas; vejo as dificuldades que os alunos apresentam e não posso ajudá-los como deveria, passo para a direção e vejo resultados insatisfatórios. O que me deixa frustrada é ser qualificada para um campo tão necessário e não ter espaço pra atuar

CONSIDERAÇOES FINAIS
. Em linhas gerais, pelo que foi observado, podemos dizer que não é certo afirmar que esta instituição está desempenhando o seu papel de forma ideal em termos de uma visão ampla que atenda o desejado pelos entrevistados. Há muito mais o que fazer!! Percebe-se que existem esforços, ora individuais, ora coletivos, para ajudar as crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem; Percebe-se também que, por mais que exista uma equipe de profissionais na escola trabalhando com os alunos, não estão preparados para atuar junto às dificuldades de aprendizagem por não terem conhecimentos específicos da Psicopedagogia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
É pertinente concluir que é fundamental na escola a presença do psicopedagogo institucional, pois o mesmo tem conhecimento específico para atuar junto às dificuldades de aprendizagem como também é capacitado para compor a equipe escolar contribuindo cada vem mais para o desenvolvimento educacional; Fica também claro que é preciso que haja concursos para que estes profissionais possam atuar nos processos educativos, entendendo que as dificuldades na educação é uma realidade nas
escolas do país, e o psicopedagogo é preparado para atender a essa necessidade.
FAGALI, Eloisa Quadros. Psicopedagogia institucional aplicada:Aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula / Eloisa Quadros Fagali e Zélia Del Rio do Vale. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

BEAUCLAIR, João. Para entender psicopedagogia: perspectivas atuais,desafios futuros. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Wak Editora,2007.

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clinica: uma visão diagnostica dos problemas de aprendizagem escolar. 12ª ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

4 comentários:

  1. OLÁ KHARMEM!

    SOU IRENITA A SUA NOVA SEGUIDORA.
    ESTOU CONCLUINDO ESTE ANO MINHA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA PELO MACKENZIE - SP E AO PESQUISAR ASSUNTOS SOBRE MINHA MONOGRAFIA ECONTREI SEU BLOG E AAAMMMMEEEIIII!!!
    ESPERO PODER CONTAR SEMPRE COM NOVIDADES EM SUA WEBSITE, GOSTEI DO SEU TEMPLATE, ONDE CONSEGUIU?
    QUANDO PUDER VISITE O MEU BLOG TAMBÉM: irenitaterezinha.blogspot.com
    ESTAREI TE ESPERANDO!!!
    UM ABRAÇO FRATERNO DE SUA NOVA AMIGA VIRTUAL

    IRENITA TEREZINHA ;)

  1. Olá! Gostei muito do blog e do artigo sobre Psicopedagogia, estou no 8º semestre de Pedagogia e preciso de um roteiro de entrevista para um psicopedagogo escolar, mas ao ler seu artigo gostei muito!

    Parabéns!

  1. Essa matéria foi de grande valia para mim que estou pensando em fazer a minha pós graduação em psicopedagogia.

  1. Essa matéria foi de grande valia para mim que estou pensando em fazer a minha pós graduação em psicopedagogia.

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