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Por Karmem Abrew Amambahy
Como os psicopedagogos e os estudantes prestes a se formar em Psicopedagogia conceituam sua atividade profissional?
Eles têm contato com o conceito de Conhecimento Complexo? Percebem a Psicopedagogia como uma atividade transdisciplinar, ou no mínimo interdisciplinar?
Partimos da hipótese de que, se o objeto de estudo da Psicopedagogia é o desenvolvimento do pensamento autônomo do ser humano, numa visão integradora, o Pensamento Complexo contribui para a pesquisa em Psicopedagogia porque contextualiza e leva em conta a complexidade do ser humano
O pensamento complexo é uma nova abordagem da pesquisa cientifica. Ele se apóia na transdisciplinaridade e busca estudar os fenômenos humanos em toda a sua complexidade, sem os limites impostos pelas disciplinas. A Psicopedagogia sendo em si mesma interdisciplinar configura-se como um campo privilegiado para a prática do pensamento complexo. A abordagem sistêmica ou pensamento sistêmico das interações humanas é um instrumento metodológico adequado para o pensamento complexo, porque se apóia em novos paradigmas, que consistem em considerar o contexto e as complexidades inerentes aos processos psicossociais que influem nas condutas humanas, e desenvolveu uma teoria que procura dar conta das relações, ao invés das partes isoladas, valorizando todos os elementos dessa relação de forma igualitária
A Psicopedagogia é um campo novo do conhecimento científico. Como tal é fértil em possibilidades criativas, oferecendo uma liberdade de inovação, que nem sempre é fácil em outras áreas científicas mais estratificadas.
Configurando-se como um estudo interdisciplinar, a Psicopedagogia, por princípio, ultrapassa os estreitos limites da disciplina. Assim sendo, aproxima-se mais da visão integradora do pensamento complexo.

A Psicopedagogia pretende estudar uma área específica da atividade humana, que é a aprendizagem humana, a construção do conhecimento, ou ainda, a autoria do pensamento. Entretanto, a compreensão desta atividade humana ultrapassa os limites de uma disciplina específica, pois engloba os aspectos físicos e biológicos, cognitivos, afetivos, sociais e relacionais e ainda a capacidade de simbolização através das linguagens. A Psicopedagogia recorre, portanto, a diversas disciplinas científicas, tais como a Biologia, a Psicologia, a Pedagogia, a Lingüística (e a Semiótica) e as Ciências Sociais, construindo assim seu campo próprio de conhecimento. Este último aspecto é extremamente relevante: a Psicopedagogia não apenas se utiliza dos conhecimentos de outras disciplinas, mas, a partir deles cria conhecimentos novos. Assim, ela se configura como interdisciplinar e não como apenas pluri ou multidisciplinar.

1 comentários:

  1. Parabéns por compreender que psicopedagogia para atender seus pessupostos, deve adotar a abordagem sistêmica com certeza. Pena que os profissionais de psicopedagogia na sua maioria não tem definido em suas práticas, o tamanho, a dimensão, e abrangência e importancia que de fato tem. Me preocupa os cursos de pós em Psicopedagogia institucional clinica e hospitalar. Conheço muitos colegas que confundem os requisitos necessário a um psicopedagogo, e pior, o que é trabalho multidisciplinar e multiprofissional.

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