twitter
rss



1.A orientação psicopedagógica ao professor a fim de facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno como prevenção, identificação e redução dos problemas educacionais nos diversos níveis de escolaridade.
2.A orientação profissional em conjunto com o psicólogo educacional, e ao aluno
3 Fazer mediação entre os subgrupos envolvidos na relação ensino aprendizagem (pais, professores, alunos, funcionários);
4.Transformar queixas em pensamentos;
5.Criar espaços de escuta;
6.Observar, entrevistar e fazer devolutivas;
7.Utilizar-se de metodologia clínica e pedagógica, com um olhar clínico;
8.A colaboração com a direção e o corpo docente da escola na elaboração de diferentes projetos e reuniões, que os mesmos envolvam o atendimento ao aluno/ professor/ família.
9.Promover encontros socializadores entre corpo docente, discente, coordenadores, corpo administrativo e de apoio e dirigentes.
10.Quando necessária a solução de dificuldades apresentadas pelos alunos, promovendo encaminhamento à profissionais relacionados às áreas correspondentes a essas dificuldades, bem como orientação e esclarecimentos aos pais e equipe pedagógica no acompanhamento desses alunos encaminhados.
11.Avaliar junto com a direção e a equipe pedagógica fatores que possam comprometer o desenvolvimento sadio e um processo de escolaridade normal.
12.Trabalhar com grupos – grupo escolar é uma unidade em funcionamento;
13.Identificar sintomas de dificuldades no processo ensino-aprendizagem;
14.Clarear papeis e tarefas nos grupos;
15.Criar estratégias para o exercício da autonomia (aqui entendida segundo a teoria de Piaget: cooperação e respeito mútuo);
16.Estabelecer um vínculo psicopedagógico;
17.Não fazer avaliação psicopedagógica clínica individual dentro da instituição escolar, porém, pode fazer sondagens;
18.Compor a equipe técnica-pedagógica;
19.Cooperar na fundamentação dos docentes no que diz respeito à inclusão.
20.Ter um olhar psicopedagógico no processo seletivo dos docentes, participando de forma que o ingresso desses profissionais contemple as diversas modalidades de aprendizagem. Para isso utilizamos uma prova projetiva “Par Educativo” que tem como objetivo revelar a sua relação com o educando e com aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário