twitter
rss


Já sou formada em Psicopedagogia clínica, mas me disseram que eu só poderia abrir um consultório junto com uma psicóloga, isto é verdade?
Não. Com a formação de Psicopedagoga clínica, você poderá alugar sua sala e abrir seu consultório e atuar como Psicopedagoga. O que você não pode fazer é aplicar provas exclusivas de Psicólogas pois estaria invadindo uma área que não é sua mesmo que alguém te ensine como aplicá-las você não poderá fazê-lo.
Estou terminando o curso de psicologia e gostaria de saber se posso abrir uma clínica de Psicopedagogia e atuar como tal, mas enquanto psicóloga. Posteriormente ou concomitantemente estarei fazendo a pós em Psicopedagogia. Gostaria de saber também se é correto oferecer reforço escolar na mesma clínica.
Você só poderá atuar como psicopedagoga depois que terminar a pós-graduação em Psicopedagogia clínica e receber seu certificado. A função de psicopedagogo não é de fazer reforço escolar. Se por acaso sua clínica oferecer este tipo de serviço a indicação é que ele seja dado por alguém que se proponha a dar o reforço escolar somente. Se por acaso for um psicopedagogo não é indicado realizar o tratamento e ao mesmo tempo dar reforço.

Sou psicopedagoga clínica. Gostaria de saber quais os fins da supervisão psicopedagógica e, quanto tempo de supervisão é necessário para poder clinicar com mais segurança?
A supervisão é para dar suporte ao psicopedagogo na sua atuação. Se você está fazendo um diagnóstico e não se sente segura, poderá fazer uma supervisão no início e outra no final antes da devolução. Durante o tratamento com a criança o supervisor irá te orientar, trocar idéias sobre o tratamento, mas sempre ouvindo a sua opinião como psicopedagoga e ajudando você nas suas conclusões. O supervisor não é para dar respostas prontas é para te auxiliar e mostrar algumas possibilidades de intervenção. Não existe um tempo para começar a clinicar com segurança, até mesmo porque esta segurança virá com a prática. Você já pode fazer uma supervisão para saber como agir na primeira entrevista, o que deve fazer. Quando surgir um cliente você faz a supervisão para este diagnóstico.
Para se tornar associado titular da ABPp também é necessário ter feito 5 anos de supervisão.
Faço psicopedagogia, com habilitação intitucional, gostaria de saber onde posso atuar e como; esse curso é de um ano? A organizadora do curso propôs que depois desse um ano poderei fazer em seis meses outra pós-graduação em Ed. Especial!É possível isso?
Com a formação institucional você poderá trabalhar em escolas, ong´s, empresas, mas não poderá clinicar. Se desejar clinicar terá que fazer uma especialização em psicopedagogia clínica. Sobre a informação de educação especial ser feita em pouco tempo não tenho conhecimento. Você deverá se informar com a coordenação do curso.

Tenho visitado seu site com freqüência, mas ainda não tirei esta duvida: fiz uma pós-graduação em Psicopedagogia e quero começar a clinicar. Existe alguma anuidade? Com a pós posso clinicar? Na oportunidade, apresento meus parabéns pelo site de sua responsabilidade.

Quando você se associar à ABPp deverá contribuir com uma semestralidade a ser paga na ABPp seção do seu estado. Você poderá clinicar com a pós em Psicopedagogia clínica ou clínica com institucional, mas se for somente institucional não. Obrigada pelo reconhecimento.

Sou psicopedagoga institucional. Gostaria muito de ter a habilitação para clínica. O que devo fazer? Devo fazer outro curso, ou posso fazer apenas a complementação?
É necessário fazer outro curso com abordagem clínica. Mas verifique junto à pós em que irá cursar se existe alguma complementação que a habilite.
Sou Pós-Graduada em psicopedagogia Clínica e Escolar e gostaria de me associar, pois pretendo montar um consultório assim que tirar todas as minhas dúvidas. Como faço?
Procure a ABPp do seu estado para associação. Se deseja montar um consultório é importante que faça uma supervisão para ir tirando suas dúvidas e mesmo quando estiver atendendo deve continuar com a supervisão aliás mais do que nunca. Veja se tem algum psicopedagogo na sua cidade que possa fazer supervisão
Moro em São Paulo e estou procurando indicações para realização de análise para saber o grau de minha dislexia. Vocês poderiam indicar locais devidamente qualificados para tal análise em São Paulo?
Em São Paulo você poderá procurar a Associação Brasileira de Dislexia.http://www.dislexia.org.br/
Oi Simaia, ainda vou defender minha tese de conclusão do curso posso alugar uma sala para clinicar antes mesmo de receber meu diploma , ou tenho que esperar esta burocracia toda, só recebo o diploma depois que eu defender, aproximadamente dois meses depois... Posso ir a procura de alugar minha sala num consultório ou devo esperar chegar o documento ? Devo deixá-lo exposto em um quadro para que as pessoas visualizem ou não o meu diploma de pós graduada em psicopedagogia ?
Você não precisa pendurar nenhum diploma na parede, isto não se usa. Se alguém pedir você mostra a documentação que deverá estar numa pasta no armário do seu consultório. Quanto a atuar, você poderá solicitar um certificado de conclusão junto à coordenação enquanto sai seu diploma.
Não se esqueça de já se afiliar à Abpp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), você não precisa estar formada. Estudante pode se inscrever. Você já adquire o número de sócia e pode utilizá-lo no cartão de visita.
Tenho lido muito sobre diversos temas e gostaria que me indicasse um livro de Jorge Visca ou outro autor sobre provas operatórias. Se tiver disponibilidade pode enviar outras bibliografias,ficarei grata.
Os livros de Jorge Visca sobre provas operatórias estão esgotados nas livrarias, você só os encontrará no site: http://www.tekoa.hpg.ig.com.br/
Você poderá encontrar informações sobre as provas operatórias também no livro de Maria Lúcia Weiss (Psicopedagogia clínica) e no livro de Jean-Marie Dolle (Essas crianças que não aprendem). Dê uma olhada na sessão dica de livros.
Com a formação institucional eu posso assinar avaliações do aluno? Sei que não posso aplicar alguns testes por não ter a formação em
Psicologia.
Você pode atuar como psicopedagoga institucional, mas não é indicado clinicar dentro da escola, ou seja, não poderá aplicar as provas operatórias, projetivas com intuito de fazer um diagnóstico clínico. Se a criança está apresentando dificuldades deverá ser encaminhada para o psicopedagogo clínico.
Verifiquei no curso de psicopedagogia que fiz e não consta na certificação psicopedagogia clínica, a certificação fala da formação institucional, porém gostaria muito de complementar a formação com a parte clínica.
E realmente estou muito identificada com o processo da psicopedagogia
clínica. Tenho estudado muito sobre o assunto.
Como posso complementar o estudo? Posso atuar junto as minhas
colegas?
Seu trabalho tem me auxiliado muito. Obrigada!
Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que só descobrem que não estão habilitas para psicopedagogia clínica quando terminam o curso. Verifique junto a sua instituição para tirar esta dúvida. Verifique no contrato inicial se eles mencionam que é só institucional.
Eu visitei o seu site e me interessei muito, faço psicopedagogia e gostaria de comprar um livro que falasse sobre a psicopedagogia que nem tem no seu site: o que é? como se dá o trabalho na clínica, o tratamento psicopedagógico... eu gostaria de livro com uma leitura gostosa, que eu tivesse essas informações (pode ser em livros separados, não precisa ser tudo em um livro só), mas percebo que livros na área da psicopedagogia não são muito fáceis.

Existem diversos livros de psicopedagogia que podem te dar uma visão bastante ampla do que é a psicopedagogia e como é o trabalho na clínica.
Posso te indicar alguns:
- Psicopedagogia clínica de Maria Lúcia Weiss
- Diagnóstico psicopedagógico de Sara Paín
- Inteligência Aprisionada - Alícia Fernandez
- Todos os livros de Nádia Bossa: Avaliação psicopedagógica de 0 a 6 anos,
Avaliação psicopedagógicaoutro de 7 a 11 anos e Avaliação psicopedagógica do
adolescente, outro: dificuldades de aprendizagem. Todos estão no meu site
na sessão dica de livros e lá tem muitos livros que falam do trabalho
psicopedagógico.
Tem também os livros de Jorge Visca que estão esgotados, mas você pode
achar no site http://www.tekoa.hpg.ig.com.br/

O que é E.O.C.A.?
A sigla E.O.C.A. significa Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem e deve ser realizada no início do diagnóstico, antes da aplicação das provas. De acordo com Visca, o que nos interessa observar na EOCA são “...seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesa, ansiedades, áreas de expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc (1987, p. 73). É da EOCA que o psicopedagogo extrairá o 1º Sistema de hipóteses e definirá sua linha de pesquisa. Logo após são selecionadas as provas piagetianas para o diagnóstico operatório, as provas projetivas psicopedagógicas e outros instrumentos de pesquisa complementares.
O que é anamnese?
Anamnese é uma entrevista que fazemos com os pais ou responsáveis do sujeito que está sendo diagnosticado. A depender da linha de trabalho realiza-se no início ou no final do diagnóstico.
De que forma o psicopedagogo pode atuar na empresa?
A empresa poderá contratar o psicopedagogo para ajudar seus funcionários a superarem as dificuldades de relacionamento no grupo, ajudar a empresa a superar as fragmentações de setores e trabalhar de forma interdisciplinar. Através de intervenções o psicopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, como funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc. Antes de tudo deve dar atenção a queixa da empresa e observar seu histórico para assim fazer as intervenções cabíveis. Para cada empresa um trabalho diferente, porque nenhum grupo é igual.
As escolas psicológicas (Freud, Piaget, Vygotski, entre outros) podem contribuir para a psicopedagogia?
Sem dúvida. As escolas de psicologia dão suporte indispensável para a psicopedagogia, entre elas a psicologia genética de Jean Piaget de onde tiramos as provas operatórias que aplicamos no diagnóstico, a psicologia social de Pichon Rivière que nos orienta a cerca do processo grupal e sua dinâmica, a Psicanálise de Freud que também nos dá suporte. Trabalhamos com a Epistemologia Convergente uma linha teórica criada por Jorge Visca que orienta o trabalho psicopedagógico que se baseia nas três teorias: Psicologia Genética de Piaget, Psicanálise de Freud, e Psicologia Social de Pichòn. Outros teóricos também nos ajudam a entender como se dá o processo de aprendizagem e desenvolvimento, como Vygotski, Wallon etc.
Meu filho foi encaminhado (pelo neurologista) aos serviços de psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia. Eu não sei exatamente qual a formação acadêmica de um psicopedagogo, ou seja, se é uma especialização do psicólogo ou do pedagogo (ou de ambos). Será q vc pode esclarecer minha dúvida?
A especialização em Psicopedagogia pode ser feita tanto por um pedagogo como por um psicólogo ou outro profissional de área afim como fonoaudiólogo por exemplo.
O Psicopedagogo irá trabalhar com as dificuldades de aprendizagem. Primeiramente ele irá fazer um diagnóstico que varia de 8 a 10 sessões. Se ao final do diagnóstico o psicopedagogo verificar que ele precisa de um tratamento psicopedagógico, ele fará o encaminhamento para um psicopedagogo fazer o tratamento que pode ser ele mesmo ou outro psicopedagogo. Poderá encaminhar também para um psicólogo e/ou fonoaudiólogo. Só através do diagnóstico é que podemos verificar de que acompanhamento ele precisará.
Sou estudante de psicopedagogia clínica e já como trabalho me foi pedido para fazer um diagnóstico sobre uma determinada pessoa, só que eu não tenho nenhum roteiro e nem exemplos de como fazer esse diagnóstico. Pode me ajudar?
Você poderá usar o livro de Jorge Visca: El diagnostico operatorio en la practica psicopedagogica. Como ele é difícil de ser encontrado em livrarias peça a algum professor ou coordenador de seu curso, eles devem ter, mas não deixe de adquirir porque ele explica minunciosamente como aplicar as provas operatórias, diz quando uma criança é ou não conservadora etc. Outro livro é Clínica Psicopedagógica: Epistemologia Convergente, Editora Artes médicas, do mesmo autor.
Para as provas projetivas você poderá usar o livro Técnicas Proyetivas, também de Visca.Tem o livro de Maria Lúcia Weiss: Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem que também é excelente. O de Sara Paín: Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, Artes Médica também é excelente sobre diagnóstico e tratamento.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas no início desta profissão?
No início da profissão tudo parece ser mais difícil, mas à medida que você vai praticando e adquirindo experiência as coisas vão ficando mais fáceis. Entretanto cada caso é um caso e o estudo deve ser permanente e contínuo. Abaixo relaciono algumas dificuldades que poderão ser encontradas:
- A princípio, um local para se trabalhar. Se abrir um consultório tem as despesas com local, telefone, luz, material, etc.
- Até você ser conhecido e conseguir cliente também é um obstáculo a ser superado. Você deve investir bastante na divulgação do seu trabalho em locais como escolas, clínicas de áreas como fonoaudiologia que possam encaminhar clientes, consultórios de pediatria. Fazer folders, cartões de visita é fundamental.
- Os pais reclamam também do valor das sessões, muitos chegam a desistir. Como a psicopedagogia não é coberta pelos planos de saúde, em algumas situações precisamos negociar o valor da sessão.
- Dúvidas na hora de aplicar as provas operatórias é um problema que pode ter consequências no resultado do diagnóstico. Portanto, é necessário estar muito segura durante sua aplicação.
- Fazer a devolução, é algo delicado para um psicopedagogo inexperiente. O psicopedagogo deve estar muito seguro do seu diagnóstico e passá-lo com muita tranquilidade, você terá que contar com uma supervisão.
- Outras dificuldades poderão ser encontradas, mas nada que não possa ser superado se o psicopedagogo tiver muita dedicação

Não sei se para fazer clinica e institucional vale o mesmo curso ou preciso fazer um em cada área , de quantas horas em média é o curso e se logo que concluido já posso atuar?
A maioria dos cursos oferecem psicopedagogia clínica e institucional num mesmo curso, mas outros oferecem apenas um, você deverá verificar isso antes de se matricular.
Alguns cursos são uma semana por mês, outros um final de semana por mês, e variam de um ano e meio a dois anos com o estágio.
Assim que tiver concluído o curso você já pode trabalhar em seu consultório como psicopedagoga clínica ou em escolas ou empresas como psicopedagoga institucional, porém, neste último caso, certamente lhe exigirão experiência.
Para montar seu consultório basta alugar uma sala e montá-lo de acordo com as necessidades que a psicopedagogia exige: uma mesa, cadeira para você e duas do outro lado da mesa, almofadas em um canto da sala (se desejar), armário para guardar os materiais, banheiro interno, uma anti-sala, ar condicionado ou ventilador de teto e o que mais achar importante, não precisa ser nada grande, mas também não pode ser um cubículo. É interessante que você tire seu cartão de autônoma junto à prefeitura.



0 comentários:

Postar um comentário