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Ser um bom professor não significa apenas a capacidade de transferir conhecimento, se faz necessário uma postura reflexiva, capacidade de observar, de regular, de inovar, de aprender com outros.
Ser capaz de desenvolver na criança a capacidade de raciocínio, de posicionamento, tornando-o desafiador, provocador e instigador.

É necessário que tenha competência para identificar os processos pedagógicos que ocorrem no nível das relações sociais mais amplas como nos movimentos sociais organizados, nas ONGs e não somente nos espaços escolares.

O professor, não surge do dia para noite, mas, sim, a partir de um longo e rico processo de formação profissional que lhe possibilita uma atuação consciente e plena de comprometimento social.
Torna-se importante deixar claro que a intenção não é atribuir culpa a esses professores pelo fracasso dos alunos. No entanto, considera-se necessário conscientizá-los de que o sucesso da aprendizagem depende da qualidade de sua prática docente, ou melhor, da sua competência para ensinar.




Para conhecer melhor a problemática iremos estabelecer objetivos como:
• Identificar dados demográficos, como escolaridade,
• Tempo de profissão,
• Tempo de experiência na série, em professores de 1ª e 2ª série do ensino fundamental;
• Verificar o índice de aproveitamento dos alunos por sala de aula;
• Avaliar a competência do professor, pela auto-avaliação, por meio de uma escala de competência pessoal, política e técnica.
• Comparar os resultados da auto-avaliação de competência do professor com o índice de aproveitamento dos alunos e algumas variáveis como grau de escolaridade e experiência profissional.

Material
Ficha de identificação com informações sobre idade, sexo, grau de escolaridade e experiência profissional.
Três características fundamentais para carreira docente e seus aspectos preponderantes:
• Competência pessoal – que se refere aos itens de habilidades que avaliam aspectos da personalidade do professor relacionados à prática docente tais como afetividade, motivação, disciplina e equilíbrio.
• Competência política – refere-se aos itens de habilidades que avaliam o valor político atribuído à atividade docente tanto no âmbito individual como coletivo, tais como compreensão do valor político da educação, ação política no cotidiano escolar, avaliação do impacto da educação.
Competência técnica – refere-se aos itens de habilidades que avaliam os conhecimentos técnicos do professor relacionado à prática docente, tais como técnica de ensino, manejo de classe, domínio de conteúdo, planejamento e avaliação.

Procedimento
Fazer um primeiro contato e coletar dados com todos os participantes, a fim de analisar a questão da competência do docente para ensinar o aluno, explicar a necessidade do sigilo e a liberdade da participação ou não na pesquisa. Fazer levantamento do índice de aproveitamento dos alunos que foram atendidos por eles no ano de 2009.
Em seguida realizar a aplicação da escala de auto-avaliação de competência para ensinar, individual e na própria escola com duração de aproximadamente 40 minutos.
De posse de todos os dados fez-se à descrição e discussão dos resultados sem citar nomes.

21/02/2010
Karmem

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