twitter
rss

Chat com a Presidente da ABPp, Maria Cecília Castro Gasparian.
Gostaríamos de perguntar em um primeiro momento de questioná-la a respeito do processo de regulamentação da profissão do psicopedagogo?
O Processo de Regulamentação está na Comissão de Constituição, Justiça, e Redação do Congresso. Caso seja aprovado irá para o Senado.
Qual é exatamente o campo de atuação do psicopedagogo?
O Psicopedagogo trabalha com as dificuldades de aprendizagem escolar. Ele pode atuar tanto em clínica como na instituição escolar para ajudar a solucionar essa dificuldade. Atualmente, porém, seu campo de atuação está sendo pesquisado e ampliado para Hospitais e instituições empresariais.
Gostaríamos de saber: Uma vez regulamentada a profissão, serão abertos cursos superiores em Psicopedagogia ou ficará em nível de especialização?
O curso de Psicopedagogia como especialização já é um curso Latu Senso, portanto superior. O Projeto de Lei que regulamenta a profissão de Psicopedagogo diz que o curso é de especialização obedecendo a carga horária de no mínimo 600h/aula, com estágio supervisionado e orientação de monografia.
Gostaríamos de saber em termos de graduação?
Em termos de graduação, a ABPp não tem nada a se opor, acho ótimo. Porém, o Projeto de Lei que tramita no Congresso visa o Pós-graduado em Psicopedagogia, o especialista. Isto quer dizer que após a Graduação o aluno deverá cursar a Pós-Graduação em Psicopedagogia.
Quais são as possibilidades salariais de um psicopedagogo?
As possibilidades de mercado são as mesmas de qualquer profissional liberal que está começando. Formar uma clientela não é fácil e demanda tempo e espera além de uma ótima atuação, pois sua clientela será feita através da propaganda do seu próprio cliente. Quanto as possibilidades salariais vai depender da região em que este está atuando. O preço de São Paulo varia de região e do poder aquisitivo da população.
No campo da Psicopedagogia Clínica, você considera viável a abertura de clínica particular? Como fazer para abrir? Quais as exigências? Qual é o tempo aproximado de tratamento clínico?
Atualmente não podemos abrir uma clínica particular de psicopedagogia, porém o que você poderá fazer é abrir uma sala de atendimento pedagógico para crianças e ou adolescente, uma espécie de acompanhamento escolar. O valor, como já disse acima, varia de região para região. Você deverá cobrar um preço condizente com o poder aquisitivo da população senão você não terá clientes. O tempo aproximado também varia dependendo de cada caso. Normalmente, só para fazer um diagnóstico psicopedagógico o profissional leva aproximadamente de 4 a 6 sessões, uma ou duas sessões de entrevista com os pais e uma devolutiva, mas isso, como eu disse, varia de profissional para profissional como de cliente para cliente.
Quais regiões do Brasil (ou instituições) apresentam estudos mais avançados no campo da Psicopedagogia?
Atualmente, como tenho viajado muito pelo Brasil, tenho presenciado um grande avanço em todas as regiões. Porém, como os estudos sobre este tema tiveram início nas regiões sul e sudeste estas duas regiões apresentam uma vantagem sobre as outras. Quanto às instituições acredito que todas elas tenham um bom programa e procuram profissionais cada vez mais gabaritados para formarem seus quadros de professores.
Sabe-se que a Psicolingüística e a Psicopedagogia têm pontos em comum. Quais são as contribuições da Psicolingüística na atuação Psicopedagógica?
Meus conhecimentos neste campo são pequenos porém sei que a Psicolingüística estuda os processos psicológicos implicados no uso e aquisição da linguagem. Existe uma diferença entre Psicolingüística e Lingüística. A Lingüística é somente a descrição e explicação formalmente os elementos que constituem as línguas, ou seja, a condição lingüística, não a condição em si. Já a Psicolingüística estuda a aquisição e utilização da língua, ou seja, os processos. Acredito que a sua contribuição esteja exatamente nos estudos e nas pesquisas sobre os processos dessa aquisição e que estão sendo realizadas neste campo. A Universidade Federal de Santa Catarina e a PUC do Rio de Janeiro estão desenvolvendo um bom trabalho neste sentido. Sei que existe um laboratório na PUC-RJ que faz pesquisa com bebês e crianças. Essas universidades poderão fornecer maiores explicações e poderão dar uma boa bibliografia.
Gostaríamos de obter maiores informações a respeito da Associação, como por exemplo: vantagens.
1. Descontos nos eventos e a Revista Psicopedagogia, isso no âmbito nacional.
Agora, cada Seção oferece outras vantagens, procure portanto a Seção RS para outras informações.
Tanto a PSicopedagogia Hospitalar como a Empresarial são campos de atuação novos e estão sendo estudados, pesquisados e a produção científica é muito limitada. Quanto às datas previstas para estas apresentações e eventos, as mesmas estão sendo programadas e sairá em breve nos site da ABPp e através do Psicopedagogia On Line. Estamos também lançando o Boletim Informativo da Nacional para todos os associados..
Este texto estará disponível nos sites da ABPp e da Psicopedagogia On Line

1 comentários:

  1. Vocês estão de parabéns! Pois,estão sempre preocupados em nos deixar bem informados. Espero realmente que a psicopedagogia seja reconhecida.

Postar um comentário